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5 dicas para engajar seu público

5 dicas para engajar seu público

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/08/16

Imagine três diferentes situações:

1) Você tenta conversar com uma pessoa, mas ela não para de falar de si mesma, sem deixar espaço para que você fale.

2) Em uma primeira conversa, a pessoa parece ser incrível e vocês decidem ser amigos. Mas, com o tempo, ela começa a não ligar mais para as suas necessidades, não dá bola para o que você fala e não procura mais você.

3) Você faz um novo amigo, mas ele pisa na bola. Você tenta conversar com ele, mas ele não dá importância para suas reclamações, fica sempre inventando justificativas, mas nunca se desculpa de verdade e nem tenta resolver a situação.

Todas essas são situações muito desagradáveis, não é mesmo?

Pois saiba que é mais ou menos isso que acontece no relacionamento entre algumas empresas e seus clientes.

Você não quer que sua loja seja esse “amigo mala”, certo? Então, siga as cinco dicas que apresentamos a seguir. Elas vão ajudá-lo a engajar DE VERDADE seu público, aumentando a fidelidade e a satisfação de seus clientes.

1) Ofereça conteúdo de qualidade

engajamento clientes varejo (3)Quando você oferece conteúdo de qualidade para os seus clientes ajuda eles de alguma forma. É uma propaganda indireta de sua marca, feita por meio de um serviço muito útil para o seu público.

Por meio do conteúdo, ao invés de falar, por exemplo “nós temos as melhores câmeras fotográficas pelos melhores preços, compre conosco!”, sua marca manda a seguinte mensagem: “se você está precisando tirar fotos com mais qualidade, as câmeras mais recomendadas são essas. Você pode encontrá-las em nossas lojas”.

A grande sacada do Marketing de Conteúdo é que ele foca, primeiro, nas necessidades dos clientes, e não na empresa em si.

Por meio dessa ajuda, sua marca ficará reconhecida como autoridade em seu segmento e, a partir daí, ganha credibilidade e, consequentemente, mais clientes.

Para saber mais sobre como promover ações de Marketing de Conteúdo em sua loja CLIQUE AQUI.

2) Faça parte de uma comunidade

engajamento clientes varejo (1)Envolver-se com as causas de seu público é uma excelente maneira de criar engajamento com ele. Em um mercado com tanta concorrência, é fácil cair no esquecimento dos clientes e ser apenas mais uma loja qualquer. Os consumidores se envolvem e engajam de verdade com marcas que estejam alinhadas aos seus valores e interesses.

O próprio Marketing de Conteúdo é uma forma de fazer isso. Você pode escrever, por exemplo, informações segmentadas para determinado tipo de público que tenha potencial para ser seu cliente. Por exemplo: conteúdo para decoradores que podem sempre comprar móveis em sua loja.

Mas existem outras formas de engajar seu público fazendo parte de uma comunidade: participando das ações da comunidade onde sua loja está inserida e defendendo as mesmas causas que seus clientes, por exemplo. Nesse sentido, sua loja pode fazer parcerias com ONGs locais, promover eventos beneficentes, envolver-se com a associação de moradores, e assim por diante.

Tudo isso está ligado ao conceito de Marketing 3.0. Para saber mais sobre como ganhar a confiança e a lealdade dos clientes por meio dessa nova forma de se relacionar com os consumidores CLIQUE AQUI.

3) Seja uma inspiração

engajamento clientes varejo (5)Se tivéssemos que apontar um dos diferenciais mais importantes no varejo atualmente com certeza apostaríamos nos valores. Como comentamos no tópico anterior, a concorrência atualmente é muito grande (sua loja concorre com empresas do mundo inteiro na internet!). Nesse cenário, somente os valores farão sua marca se destacar e chamar a atenção dos clientes.

Essa questão vai além da definição de missão, visão e valores da empresa. Ser uma marca com valor significa que tudo o que sua loja faz tem um propósito por trás. Se seu propósito principal é ajudar o cliente, nada pode ser feito sem que esse seja o objetivo final.

Os clientes reconhecem as empresas com valores e tendem a se relacionar mais com aquelas que estão no mercado com um propósito em mente – e que não seja apenas “vender” ou “lucrar”. Os consumidores admiram empresas que são fiéis aos seus valores e que agem em busca de algo maior.

CLIQUE AQUI e entenda como saber qual é o propósito de sua loja pode fortalecer o relacionamento com seus clientes.

4) Ouça o que o cliente tem a dizer

engajamento clientes varejo (4)Ninguém quer ser amigo de alguém que só sabe falar de si. Da mesma forma, nenhum cliente quer se relacionar com uma empresa que só pensa em seus interesses, só quer vender, sem levar em conta as necessidades e os problemas de seus consumidores.

Saber ouvir o outro é o segredo de sucesso para qualquer relacionamento – com sua loja e seu público não é diferente. Quanto mais você estiver disposto a ouvir o que seu consumidor tem a dizer e, claro, a ajudá-lo na questão apontada por ele, maior será o engajamento entre vocês.

Muitas empresas escolhem fechar os olhos e os ouvidos para as reclamações dos clientes. Mas isso não vai fazer as queixas sumirem. É essencial entender o que está gerando as reclamações e agir para resolvê-las. O importante não é não errar, mas sim saber como agir diante de um erro.

Os artigos abaixo vão ajudá-lo a ouvir melhor seus clientes e a ver as reclamações com outros olhos:

5) Mantenha a conversa em dia

engajamento clientes varejo (2)Amigo que é amigo faz o que for preciso para estar sempre em contato. Por isso, se você quer ter um relacionamento duradouro com seu cliente e quer que ele se mantenha engajado com sua marca, precisa estar sempre se comunicando com ele.

Muitas empresas cometem o grande erro de nunca entrar em contato com o cliente depois que ele compra algo. É como se o cliente abrisse uma porta da vida dele, mas você escolhesse não entrar.

Quando sua empresa promove uma comunicação direcionada com o cliente – enviando conteúdo qualificado, fazendo pesquisas de satisfação, conhecendo melhor os interesses dele e oferecendo promoções direcionadas –, sua marca se mantém ativa na memória do consumidor. Por isso, mesmo que o cliente não esteja comprando, é fundamental se comunicar com ele, pois, quando ele precisar comprar algo, irá lembrar de sua loja. Além disso, se alguém pedir indicação de onde comprar, ele vai indicar “aquela loja que está sempre em contato”.

Quer desenvolver uma comunicação alinhada às necessidades dos consumidores atuais? Então, siga as dicas destes artigos:

Mais dicas para engajar o público:

Gostou dessa ideia de melhorar o relacionamento com seu público e conquistar bons resultados em vendas a partir disso? Continue se preparando para engajar seu público lendo estes outros artigos:

O melhor caminho para fazer seu público se engajar com sua marca é tratá-lo como um verdadeiro parceiro. Siga essas dicas e tenha mais que clientes, tenha amigos fiéis!

Sucesso e boas vendas!

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