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Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google

Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/11/16

A internet desempenha um papel cada vez mais importante no sucesso de empresas dos mais diversos segmentos. E não é diferente na hotelaria! Atualmente, para se destacar da concorrência não basta mais ter um hotel, pousada ou serviço fácil de encontrar na rua. Se você quer que seu negócio prospere de verdade, ele precisa ser fácil de encontrar virtualmente, especialmente no maior buscador do mundo: o Google.

Entender um pouco sobre SEO Search Engine Optimization, em bom português Engenharia para Otimização de Buscas – é o primeiro passo para isso. Mas calma, apesar do nome complicado, colocar esse conceito em prática não é tão difícil quanto parece.

Basicamente, SEO funciona como uma pontuação que os motores de busca utilizam para um site aparecer no ranking de resultados. São considerados, entre outras dezenas de itens:

  1. seo-hotelaria-5A estrutura do seu site, como palavras-chaves, imagens, descrição de página, divisão de links internos e externos.
  2. Conteúdos relevantes.
  3. A localização que a pessoa está fisicamente ou que está buscando.
  4. A popularidade de seu site, ou seja, a quantidade de acessos.
  5. O número de referências externas relevantes e que tenham a ver com a área de atuação do site.

E nem adianta tentar trapacear. Quando identificadas pelos robôs do Google, trapaças (como inserir palavras-chaves invisíveis e links externos em sites de baixa qualidade) podem ser punidas com a exclusão do site dos mecanismos de buscas, diminuindo consideravelmente suas reservas feitas pela web. Não é isso que você quer, não é mesmo?

SEO na hotelaria: primeiros passos 

seo-hotelaria-4Entendido o conceito, chega a hora de colocá-lo à prova. Para isso, primeiro, certifique-se de que seu site apresenta os itens descritos nos pontos 1 e 2 acima (ou seja, tenha uma boa estrutura e esteja repleto de conteúdos relevantes). Quem criou sua página deve obrigatoriamente saber disso, e terceirizar o serviço para o “sobrinho que manja de computadores” certamente não é uma boa ideia. Para criar um site de hotelaria competitivo é fundamental investir em profissionais capacitados.

Na sequência, dê novamente uma olhadinha no item 5. Quando falamos da importância de referências externas, não basta ter links em blogs, mídias sociais etc. Isso ajuda, claro (e muito). Mas fique atento: 90% dos viajantes iniciam sua pesquisa no Google ou por um site de agendamento de viagens especializado, e você precisa estar neles…

Apresentar o hotel no Google Maps 

Uma ótima maneira de ser encontrado é garantir presença no Hotel Finder, a ferramenta do Google de apresentação de hotelaria, com endereço, agendamentos e valores. Isso aumenta as chances de o seu estabelecimento aparecer em listas de pesquisas na ferramenta de busca e no Google Maps. Para isso, você deve fazer o seguinte:

  • seo-hotelaria-1Cadastre seu estabelecimento na ferramenta Google Meu Negócio;
  • Busque pelo endereço do seu hotel ou pousada após fazer o login no site. Clique em “criar meu negócio”;
  • Insira endereço, telefone, entre outros dados. Será solicitada a confirmação através de um código a ser enviado por correio.

Aproveite para inserir todas as informações possíveis neste campo, criar uma conta do Google+ e iniciar (se você ainda não iniciou) o serviço de divulgação paga AdWords. Este último apresenta investimento baixo para impulsionar seu site em links patrocinados na busca e no Google Maps.  

–> Quer saber mais sobre como usar o Google para impulsionar seu negócio? Leia este artigo que publicamos no Blog do Varejo!

Cadastrar hotel em OTAs (Online Travel Agencies)

Outra forma de potencializar a apresentação do seu hotel e site nas buscas do Google é fazer um cadastro dele em um bom número de parceiros de agendamentos e reservas de hotéis (as chamadas Online Travel Agencies – OTAs), como:

Todos esses sites servirão como referências externas relevantes para aumentar sua pontuação nas buscas feitas na internet. Apenas para citar dois exemplos, os sites Booking.com e Hotel Urbano suportam ainda o Hotel Finder do Google. Traduzindo: a pessoa faz a pesquisa no Google e pode reservar imediatamente um quarto no seu estabelecimento, em poucos cliques.

–> As OTAs já foram tema de artigos aqui no blog. Leia clicando nos links abaixo:

Esteja presente em sites especializados

Há sites especializados em viagens e que também fazem agendamento de quartos utilizando serviços de parceiros como os citados acima. Estar neles não é apenas útil para fazer seu hotel ser encontrado na busca: é essencial para o fechamento de negócios.

seo-hotelaria-3A primeira dica é o TripAdvisor: pessoas que visitaram hotéis, restaurantes e outras atrações turísticas podem dar nota e comentar praticamente sobre tudo que viram durante seus passeios. No artigo Por que seu hotel ou pousada deve estar no Booking e no TripAdvisor explicamos como funciona essa ferramenta.

Outro site especializado em divulgar quartos de hotéis e que promete selecionar os melhores preços em um mesmo hotel através de buscas por ferramentas de parceiros (como Booking e Hoteis.com) chama-se Trivago. Nele, você pode “entrar na concorrência” e destacar seu hotel com ofertas próprias através da ferramenta Hotel Manager, trazendo reservas diretas, sem intermediários – você paga um preço menor pelo clique/conversão diretamente ao Trivago.  

Que tal?

Marque presença nas mídias sociais

Essa dica é básica, mas funcional: quanto melhor você gerenciar as redes sociais de seu estabelecimento, mais acessos seu site terá!

seo-hotelaria-6E quando o assunto é hotelaria, além dos famosos Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, um bom hotel ou pousada não pode se esquecer do FourSquare e do Yelp (que ainda não ganhou o coração dos brasileiros como já conquistou o dos americanos, mas deve ganhar força por aqui em breve).

Utilizados principalmente em smartphones, essas duas redes sociais servem como referência de localização e recomendações de lugares ao usuário. É possível, inclusive, destacar seu estabelecimento quando alguém passa próximo à porta, através de um anúncio automático do aplicativo do FourSquare no celular – ou seja, pode ser a chance de conquistar um cliente de última hora, que está a passeio em sua região. Bacana, não?

Site de hotel otimizado para celulares e tablets

seo-hotelaria-2Por falar em smartphones, seu site está otimizado para receber visitantes através de dispositivos móveis? Ter um site responsivo, isto é, que se adapte automaticamente à tela do usuário, seja computador, tablet ou smartphone, é fundamental nos dias de hoje.

Considerando que cerca da metade do tráfego de sites já é feita através de dispositivos móveis, você está perdendo tempo (e reservas) se ainda não revisou o seu. Além disso, endereços não otimizados perdem relevância em ferramentas de busca e pontos no índice de qualidade de publicidades online, como o Google AdWords.

Dica extra

Por último, lembre-se: 75% dos cliques têm origem em resultados orgânicos, sendo o restante em anúncios patrocinados. Portanto, equilibre o investimento!

Seguindo essas dicas e oferecendo aos seus hóspedes um serviço de qualidade, a internet com certeza será sua aliada na batalha por estar com os quartos sempre cheios. E aí, vai cuidar desses pequenos-grandes detalhes?

Sucesso!

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