Quanto mais turistas sua cidade recebe, mais chances você tem de ver os quartos do seu estabelecimento sempre ocupados. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a promover a sua região e atrair novos clientes, reunimos neste artigo cinco ideias de marketing para hotéis inspiradas em iniciativas desenvolvidas por órgãos de turismo de diferentes localidades. Você vai ver como as ideias são inspiradoras!
Inspire-se nessas ideias para promover seu hotel e sua região:
Pensando em como responder a esta pergunta, uma parceria público-privada da região criou um site chamado Visitokc.com, com muitas informações úteis para quem deseja conhecer a cidade.
Um dos destaques da iniciativa são os vídeos publicados mensalmente e semanalmente com dicas específicas do que fazer na cidade naquele período. Além disso, há vídeos explorando diversas áreas da cidade e dicas de onde comer e o que visitar.
Assista a um dos vídeos dessa série para entender a ideia:
Ao fazer vídeos nesse modelo, seu hotel pode inspirar pessoas a visitarem sua cidade e ainda ajudar os viajantes a programarem as atividades que farão enquanto estiverem aí. Além de ser uma ótima maneira de promover a sua cidade, esse tipo de ação pode atrair novos clientes para o seu estabelecimento.
O Ministério do Turismo da África do Sul criou um vídeo muito diferente para divulgar diversas opções de atividades para se fazer durante uma visita ao país.
O objetivo era encontrar uma maneira inteligente e eficaz de educar os turistas para procurarem novos programas além das aventuras nos safaris.
Então, eles reuniram pequenos filmes com seis segundos (cada vídeo mostra uma hora do que pode ser feito na África do Sul) e, assim, criaram um vídeo com 24 horas de opções para descobrir o país.
Veja como ficou o resultado final: 24hoursofwow.southafrica.net
As melhores ideias de marketing para hotéis estão baseadas em parcerias locais. Quando você se une a negócios da sua região para promover a cidade em conjunto, todos saem ganhando com o aumento do movimento de turistas. Contate empresas e secretarias regionais da sua cidade para que, juntos, vocês possam divulgar a diversidade de atrações da sua localidade.
Toda cidade tem aquele local especial, que é um cartão postal seja por sua beleza natural ou pela história que representa.
Em Omaha, no estado de Nebraska (EUA), o símbolo da cidade é uma ponte histórica que foi personificada, ganhando um nome: Bob, the brigde.
O personagem tem conta nas redes sociais, dá dicas de diversão na cidade, interage com as pessoas e até flerta com outros perfis, principalmente se forem de pontes, utilizando a hashtag #ithappensonbob no Twitter e no Instagram.
Ter um perfil nas redes sociais para algum ponto turístico ou atração especial do hotel vai ajudar a criar um laço entre os viajantes e sua região. Por exemplo: que tal ter um perfil para o terraço do seu hotel, onde os turistas podem ter uma vista panorâmica da cidade?
Essa ação vai contribuir para dar identidade à cidade e ao seu estabelecimento. A maneira como o personagem em questão interage com as pessoas na internet vai indicar a forma como os turistas serão recebidos.
A cidade de Manitoba, no Canadá, utiliza imagens que traduzem as experiências dos seus visitantes para atrair mais turistas. A campanha encoraja os viajantes a utilizarem a hashtag #exploremb no Instagram para divulgar fotografias da cidade.
As belas imagens inspiram viajantes a visitar diversas atrações que a província tem para oferecer. Além disso, essas fotos colaborativas são incorporadas no blog e nas páginas oficiais da campanha.
Essa estratégia tem dado certo: no ano passado, a cidade conseguiu conquistar mais de 50 mil seguidores e 190 mil usuários engajados no Instagram compartilhavam conteúdo pela hashtag.
Essa é uma maneira de aumentar o engajamento com os visitantes da cidade e, de quebra, fazer com que eles divulguem em suas redes sociais a marca do hotel e as atrações da cidade – atraindo ainda mais turistas. Crie uma campanha para incentivar os visitantes da cidade a compartilharem suas experiências nas redes sociais – utilizando uma hashtag ou marcando o seu hotel nas imagens.
A cidade de Colorado (EUA) é famosa pela lenda do Pé Grande, que dizem ter sido avistado pela primeira vez na cidade lá pelos anos de 1800.
Organizações locais decidiram capitalizar esta história e lançaram o desafio “Encontre o Pé Grande”, realizado no Dia da Mentira (April Fools Day). Estudantes de uma faculdade local foram contratados para vestir a fantasia do Pé Grande e foram espalhadas placas de sinalização indicando a localização do “monstro”.
Sempre que conseguiam encontrar o Pé Grande, as pessoas paravam nos locais para tirar foto com ele e compartilhar nas redes sociais. A ação foi tão bem-sucedida que se tornou viral na internet e ganhou os noticiários. Graças ao sucesso, agora essa campanha acontece toda a sexta-feira na cidade.
Sua cidade possui uma lenda? Ou sua região é conhecida por algo específico? Explore essas peculiaridades para conseguir atrair mais turistas e, consequentemente, mais hóspedes. Pode ser uma lenda, como no caso do Pé Grande, ou mesmo uma característica da região – algo relacionado à história ou alguma tradição dos moradores.
Um outro exemplo nesse sentido foi realizado pela cidade de Montreal, no Canadá. Os canadenses são conhecidos por serem extremamente educados e pedirem desculpa por tudo. Para divulgar as comemorações dos seus 135 anos, Montreal fez uma série de vídeos pedindo desculpa pelo barulho que farão na festa de aniversário da cidade, convidando as pessoas a se juntarem aos moradores. Clique aqui e confira.
Dica final
Bacana, não é mesmo? E todas essas ações poderão ser mais efetivas se seu hotel realizar parcerias locais. Junte-se à Secretaria de Turismo e a outros empresários da sua cidade para divulgar sua região, atrair mais turistas e movimentar a economia local.
Sucesso!