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5 ações para vender mais este ano – e sempre!

5 ações para vender mais este ano – e sempre!

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/03/19

O que você fez em 2018 e deve repetir ao longo deste ano? E o que precisa melhorar?
Como vender mais em 2019 e conquistar mais clientes para o futuro? É sobre isso que falamos neste artigo. Confira!

O Carnaval ficou para trás e, consequentemente, as desculpas para mergulhar de vez em 2019. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a focar de vez no planejamento para que este seja um ano de sucesso, apresentamos neste artigo cinco ações que você deve colocar em prática hoje mesmo com base em tudo que aconteceu no ano passado.

São elas:

  1. Avaliação das reclamações e dos elogios mais feitos pelos clientes.
  2. Avaliação dos melhores e dos piores períodos de vendas.
  3. Estudo do desempenho dos vendedores.
  4. Compreensão das principais mudanças e tendências do mercado.
  5. Análise dos processos de vendas da sua loja.

Preparado para saber mais? Vamos lá!

1 – Avaliação das reclamações e dos elogios mais feitos pelos clientes

vender mais em 2019

Esta análise poderá indicar informações valiosas para sua loja vender mais em 2019. Afinal, os feedbacks dos clientes revelam muito sobre as preferências e expectativas deles – e quanto mais alinhado seu negócio estiver com o que seus consumidores querem, melhores serão seus resultados!

Para isso, analise questões como:

– Quais foram as áreas que receberam mais reclamações (logística, atendimento, SAC etc.)?
– Quais foram as principais reclamações dos clientes em relação ao atendimento?
– Quais são os pontos fortes da loja, identificados a partir dos principais elogios recebidos em 2018?

Para vender mais em 2019:

Utilize os pontos fortes indicados pelos feedbacks positivos dos clientes como diferenciais da sua loja.
Ou seja destaque essas questões nas suas ações de marketing para atrair mais consumidores.

Pense em maneiras de melhorar os processos das áreas mais problemáticas.
Digamos que as principais reclamações dos clientes foram em relação à entrega dos produtos. Então, é preciso analisar como tornar essa área mais eficiente – considerando a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada, por exemplo.

Treine os vendedores de acordo com as principais queixas dos clientes.
Se muitos reclamaram que a equipe não soube dar informações suficientes sobre o produto, capacite os profissionais nesse sentido.

Leia também!

Como descobrir o que os clientes querem
Como reter clientes no varejo
Como transformar reclamações on-line em algo positivo para a sua empresa
Como usar as reclamações de seus clientes para treinar seus vendedores

Quer melhorar a forma como seus vendedores apresentam determinados produtos? Confira todos os artigos que já publicamos sobre treinamentos de produto. Eles estão reunidos neste link!

2 – Avaliação dos melhores e dos piores períodos de vendas

vender mais em 2019

Entender quais foram as melhores e as piores épocas de vendas para sua loja em 2018 pode ajudá-lo a se preparar melhor para esses períodos em 2019 – tanto em termos de estoque e equipe, quanto em ações direcionadas para os objetivos de cada temporada.

Neste sentido, analise questões como:

– Quais foram os meses com mais vendas?
– Quais foram as datas comemorativas com mais movimento na loja?
– Nessas ocasiões, quais ações de marketing foram realizadas?
– Quais foram os meses/as datas comemorativas com menos vendas?
– Consegue identificar algum motivo para a baixa nesses períodos?

Para vender mais em 2019:

Entenda quais foram as ações de marketing que mais deram resultados em determinados períodos ou datas especiais e planeje-se para repeti-las em 2019.

Avalie as campanhas de marketing com melhores resultados e entenda quais são os canais e as ações de comunicação com mais potencial de atrair novamente os clientes para sua loja.

Estude os períodos de baixa nas vendas e planeje promoções especiais para impulsionar o movimento nessas épocas.

Leia também!

Como criar um calendário comercial e preparar sua loja para as datas especiais
Datas comemorativas e o ciclo do varejo
 7 conselhos de especialistas sobre marketing para varejo
7 formas de divulgar sua marca sem gastar muito
Como atrair mais clientes utilizando o marketing boca a boca

3 – Estudo do desempenho dos seus vendedores

vender mais em 2019

Além disso, é importante analisar o desenvolvimento da sua equipe ao longo do ano. Entender no que os vendedores evoluíram e no que eles mais falharam em 2018 indicará as áreas específicas em que os treinamentos da sua loja devem focar em 2019.

Neste sentido, analise questões como:

– Quais foram os treinamentos que trouxeram melhores resultados?
– Quais foram as ações da loja que mais motivaram os vendedores?
– Quais foram as mudanças de processos na loja que mais impactaram (positiva e negativamente) o desempenho da equipe de vendas?
– Quais foram as principais dificuldades que seus vendedores enfrentaram em 2018?
– E quais foram as principais realizações da equipe no ano que passou?

Para vender mais em 2019:

Depois de identificar quais foram os tipos de treinamentos e ações de motivação que mais deram resultados em 2018, planeje-se para replicar essas atividades em 2019, adaptando os temas abordados de acordo com as principais dificuldades e necessidades de aprendizado da equipe.

Entenda quais são os processos de outras áreas da loja que impactam o trabalho dos vendedores e pense em maneiras de melhorar essas integrações.

Promova uma reunião com a equipe, fazendo uma retrospectiva do ano passado, mostrando as principais realizações dos vendedores, agradecendo pelo trabalho deles e se colocando à disposição para ajudá-los a evoluir ainda mais em 2019.

Leia também!

3 tipos de treinamento no varejo e como colocá-los em prática
5 erros no treinamento da equipe de vendas
Como medir os benefícios que os treinamentos podem trazer para a sua loja
Vídeo: Treinar a equipe é caro. Verdade ou mito?

4 – Compreensão das principais mudanças e tendências do mercado

vender mais em 2019

Além de olhar para dentro da loja, também é importante estudar como o mercado como um todo se comportou em 2018, tirando lições valiosas para este ano. Ao entender de que forma o varejo vem mudando, você poderá pensar em ações específicas para fazer sua loja acompanhar essas transformações.

Para isso, analise questões como:

– Quais foram as principais tendências em destaque no varejo em 2018?
– Quais foram as mudanças no comportamento do consumidor que mais se destacaram no ano passado?
– Alguma dessas transformações impactou os resultados da sua loja? Se sim, como?
– Quais foram as ações da loja focadas em acompanhar essas tendências e quais foram os resultados obtidos com isso?

Para vender mais em 2019:

– Em vez de seguir todas as tendências, identifique aquelas que têm mais a ver com o seu público e foque nelas.

– Crie processos para estar sempre acompanhando as principais movimentações e novidades do mercado.
Por exemplo: participe de eventos sobre varejo, acompanhe sites, blogs e vídeos sobre a área, leia livros etc.

– Antes de investir em novas tecnologias, pense em maneiras de acompanhar as tendências de maneira mais fácil e prática.
Por exemplo: antes de desenvolver um app de mensagem da sua loja, teste fazer essa comunicação por meio de ferramentas já disponíveis, como o WhatsApp e/ou o Facebook Messenger.

– Estude também as inovações feitas por seus concorrentes ou por empresas de outros segmentos que podem ser aplicadas em seu negócio.

Leia também!

Retrospectiva Blog do Varejo: Tendências e transformações no varejo
Tendências do e-commerce que você precisa conhecer
Compra por convicção: uma tendência de comportamento do consumidor que merece sua atenção

5 – Análise dos processos de venda da sua loja

vender mais em 2019

O segredo para desenvolver processos comerciais mais eficientes é analisar constantemente o desempenho dos métodos atuais, mantendo o que está dando certo e corrigindo o que pode ser melhorado.

Neste sentido, analise questões como:

– Quais foram os canais de vendas mais utilizados pelos seus clientes em 2018?
– Quais canais de vendas tiveram o melhor e o pior desempenho em termos de satisfação dos clientes?
– Qual foi o canal de vendas que gerou mais problema?
– Qual etapa da venda gerou mais reclamações?

Para vender mais em 2019:

Investigue as principais falhas nos processos de vendas e desenvolva ações para corrigir essas questões.

Entenda qual canal é mais utilizado pelo seu público e invista mais em ações nessa plataforma específica – seja no site, na loja física, no mobile etc.

Pense em maneiras de integrar os processos de diferentes canais de vendas – essa será uma demanda cada vez maior do consumidor.

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6 passos para construir uma estratégia de comunicação multicanal
Vídeo: dicas práticas para ser multicanal no varejo
Multicanal e omnichannel: entenda esses conceitos e saiba qual é a importância deles para a sua loja
Guia gratuito: multicanal para pequenos varejistas

vender mais em 2019

Analisando essas questões, com certeza você encontrará informações relevantes para fazer de 2019 um ano incrível para sua loja.

E este é apenas um modelo inicial. Adapte as questões a serem analisadas de acordo com suas operações e processos e potencialize os resultados dessa ação!

E lembre-se:

A análise é apenas o primeiro passo do planejamento. Depois de pensar em ações que poderão potencializar seus resultados este ano, desenvolva um planejamento completo, com objetivos, metas, responsáveis por cada ação e prazos. Isso vai ajudar a garantir que suas ideias sejam colocadas em prática ao longo do ano.

Outros artigos que podem ajudá-lo a vender mais em 2019:

Vídeo: A relação entre o planejamento e uma empresa premiada
A importância do Planejamento Estratégico Comercial para sua loja
7 passos para desenvolver um Planejamento Estratégico Comercial para sua loja

Bom planejamento e um ótimo 2019 para o seu negócio!

Imagens: Bigstock; Rawpixel

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