fbpx

Nossas Sugestões

Realidade virtual na hotelaria

Realidade virtual na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 27/08/18

A realidade virtual promete revolucionar a forma como viajantes interagem com estabelecimentos hoteleiros! Quer entender o impacto dessa tecnologia para o seu hotel ou pousada? Leia este artigo! Nele, falamos sobre o uso da realidade virtual na hotelaria e contamos como muitos estabelecimentos estão utilizando-a para engajar e conquistar mais hóspedes. Acompanhe!

O que é realidade virtual

Realidade virtual (RV) é a tecnologia que cria ambiente virtual e “transporta” as pessoas a um mundo totalmente novo e diferente. Isso é possível graças a aplicativos e óculos especiais que propagam imagens ultradimensionais e sons. Por mais que estes espaços existam apenas no mundo virtual, a experiência proporcionada é parecida – ou idênticas – à do mundo real.

Que tal?

realidade virtual na hotelaria

  • Atenção!
    Não confunda realidade virtual com realidade aumentada. Esta última inclui elementos virtuais dentro do universo real – como no jogo Pokémon Go, por exemplo.

Realidade virtual na hotelaria

Com a expansão de aplicativos e dispositivos móveis, a realidade virtual tem evoluído e atingido diferentes mercados.

A realidade virtual na hotelaria tem potencial de aprimorar a experiência do hóspede antes mesmo de ele decidir fazer a reserva.

realidade virtual na hotelaria

Por meio de aplicativos que simulam a estadia, os viajantes podem fazer um test drive do estabelecimento. E ainda, durante a hospedagem, essas ferramentas podem ampliar as possibilidades de os viajantes explorarem a estrutura e os serviços do hotel.

Por falar em experimentar antes de comprar…

Os viajantes da atualidade querem obter o máximo possível de informações antes de decidir fechar uma reserva.
Nesta etapa da jornada, as imagens e fotos do hotel têm um papel crucial na decisão de compra do viajante e podem aumentar em 225% as chances de alguém efetuar a reserva em seu site.
E ainda, cada vez mais os consumidores buscam reviews em vídeo para vivenciar a experiência pessoal de outras pessoas e ajudá-los a tomar a melhor decisão.

realidade virtual na hotelaria

Ou seja, diante deste cenário, a realidade virtual na hotelaria pode proporcionar tudo o que os viajantes buscam no processo de escolha de um hotel:

  • Informações aprofundadas
  • Experiências reais (simuladas)
  • Imagens que ajudam a conhecer melhor o estabelecimento.

Dá para dizer que a realidade virtual faz com que os hóspedes a experimentem a estadia, antes de comprarem!

Na prática

(clique e arraste para os lados para ver as imagens em 360°)

Estar lá, antes de chegar lá

Além de ter o máximo de informações sobre o hotel, o viajante também quer saber tudo sobre o destino que ele está indo. Seja para decidir um destino final ou para conhecer melhor a região que ele irá visitar, as pessoas realizam pesquisas profundas na web:

  • Para saber o que a cidade tem a oferecer;
  • O que pode ser feito lá;
  • Quais lugares devem ser visitados;
  • Quais são as recomendações dos viajantes que já estiveram naqueles locais;
  • E assim por diante.

realidade virtual na hotelaria

Ferramentas de realidade virtual podem ajudar a “transportar” os viajantes para seus destinos antes mesmo de eles se deslocarem. Assim, é possível proporcionar uma experiência imersiva, que os ajudará em sua decisão ou no seu planejamento de viagem.

Na prática

(clique e arraste para os lados para ver as imagens em 360°)

Serviços interativos

A realidade virtual na hotelaria também pode ajudar a potencializar a experiência dos hóspedes. Consequentemente, pode potencializar resultados comerciais. Entenda!

  • Imagine se, ao invés de ter um menu “convencional” de serviços e produtos no quarto, o cliente pudesse ter acesso a um menu interativo, que o coloca diretamente em contato com o que está sendo oferecido?
  • Ou então, se antes mesmo de ir até o restaurante ou a área de spa, o cliente pudesse “caminhar” virtualmente pelo ambiente?

realidade virtual na hotelaria

Tudo isso é possível por meio de ferramentas de realidade virtual. Afinal, elas simulam a experiência do cliente em determinado ambiente. Isso, por sua vez, aumenta as chances de ele querer comprar aquele serviço.

Na prática

(clique e arraste para os lados para ver as imagens em 360°)

Tour virtual no restaurante

Tour virtual no spa:

Como você pode perceber, a realidade virtual na hotelaria permite que os viajantes experimentem na prática (mesmo que em uma realidade simulada) tudo o que o seu estabelecimento e a sua região têm a oferecer.

Facebook 360º

realidade virtual na hotelariaUsar o Facebook 360º é uma forma prática e barata de começar a explorar a realidade virtual em seus materiais de divulgação.

Como o próprio nome diz, com essa funcionalidade o usuário pode visualizar o ambiente em 360º graus. Para isso, basta clicar e arrastar o mouse (ou na tela do celular) para mudar a posição da câmera. 

Dessa forma, seus clientes poderão visualizar o quarto, o hall de entrada, o restaurante e tudo mais que você quiser divulgar. Clique aqui e entenda como usar essa funcionalidade.

Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor como a realidade virtual está sendo utilizada na hotelaria.

Conhecer as grandes tendências do seu mercado é o primeiro passo para acompanhar as mudanças que certamente estão por vir!

Aprenda mais sobre outras tecnologias que estão revolucionando o mercado de hospedagem:

Imagens: Freepik; Bigstock; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


6 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 15
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

6

comentários em "Realidade virtual na hotelaria"

Comentar