A realidade virtual promete revolucionar a forma como viajantes interagem com estabelecimentos hoteleiros! Quer entender o impacto dessa tecnologia para o seu hotel ou pousada? Leia este artigo! Nele, falamos sobre o uso da realidade virtual na hotelaria e contamos como muitos estabelecimentos estão utilizando-a para engajar e conquistar mais hóspedes. Acompanhe!
Realidade virtual (RV) é a tecnologia que cria ambiente virtual e “transporta” as pessoas a um mundo totalmente novo e diferente. Isso é possível graças a aplicativos e óculos especiais que propagam imagens ultradimensionais e sons. Por mais que estes espaços existam apenas no mundo virtual, a experiência proporcionada é parecida – ou idênticas – à do mundo real.
Que tal?
Com a expansão de aplicativos e dispositivos móveis, a realidade virtual tem evoluído e atingido diferentes mercados.
A realidade virtual na hotelaria tem potencial de aprimorar a experiência do hóspede antes mesmo de ele decidir fazer a reserva.
Por meio de aplicativos que simulam a estadia, os viajantes podem fazer um test drive do estabelecimento. E ainda, durante a hospedagem, essas ferramentas podem ampliar as possibilidades de os viajantes explorarem a estrutura e os serviços do hotel.
→ Os viajantes da atualidade querem obter o máximo possível de informações antes de decidir fechar uma reserva.
→ Nesta etapa da jornada, as imagens e fotos do hotel têm um papel crucial na decisão de compra do viajante e podem aumentar em 225% as chances de alguém efetuar a reserva em seu site.
→ E ainda, cada vez mais os consumidores buscam reviews em vídeo para vivenciar a experiência pessoal de outras pessoas e ajudá-los a tomar a melhor decisão.
Ou seja, diante deste cenário, a realidade virtual na hotelaria pode proporcionar tudo o que os viajantes buscam no processo de escolha de um hotel:
Dá para dizer que a realidade virtual faz com que os hóspedes a experimentem a estadia, antes de comprarem!
(clique e arraste para os lados para ver as imagens em 360°)
Além de ter o máximo de informações sobre o hotel, o viajante também quer saber tudo sobre o destino que ele está indo. Seja para decidir um destino final ou para conhecer melhor a região que ele irá visitar, as pessoas realizam pesquisas profundas na web:
Ferramentas de realidade virtual podem ajudar a “transportar” os viajantes para seus destinos antes mesmo de eles se deslocarem. Assim, é possível proporcionar uma experiência imersiva, que os ajudará em sua decisão ou no seu planejamento de viagem.
(clique e arraste para os lados para ver as imagens em 360°)
A realidade virtual na hotelaria também pode ajudar a potencializar a experiência dos hóspedes. Consequentemente, pode potencializar resultados comerciais. Entenda!
Tudo isso é possível por meio de ferramentas de realidade virtual. Afinal, elas simulam a experiência do cliente em determinado ambiente. Isso, por sua vez, aumenta as chances de ele querer comprar aquele serviço.
(clique e arraste para os lados para ver as imagens em 360°)
Tour virtual no restaurante
Tour virtual no spa:
Como você pode perceber, a realidade virtual na hotelaria permite que os viajantes experimentem na prática (mesmo que em uma realidade simulada) tudo o que o seu estabelecimento e a sua região têm a oferecer.
Usar o Facebook 360º é uma forma prática e barata de começar a explorar a realidade virtual em seus materiais de divulgação.
Como o próprio nome diz, com essa funcionalidade o usuário pode visualizar o ambiente em 360º graus. Para isso, basta clicar e arrastar o mouse (ou na tela do celular) para mudar a posição da câmera.
Dessa forma, seus clientes poderão visualizar o quarto, o hall de entrada, o restaurante e tudo mais que você quiser divulgar. Clique aqui e entenda como usar essa funcionalidade.
Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor como a realidade virtual está sendo utilizada na hotelaria.
Conhecer as grandes tendências do seu mercado é o primeiro passo para acompanhar as mudanças que certamente estão por vir!