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4 lições dos Superhosts do Airbnb para aplicar em seu hotel ou pousada

4 lições dos Superhosts do Airbnb para aplicar em seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/02/19

Superhosts. É assim que são chamados os anfitriões (pessoas que alugam suas residências) mais bem avaliados pelos hóspedes no Airbnb.

Quer saber por que você deveria prestar atenção nas ações realizadas pelos Superhosts e descobrir o que seu hotel ou pousada pode aprender com eles?

Então, continue a leitura deste artigo e adquira mais conhecimento sobre esse importante movimento do mercado de hospedagem. Assim, você sairá na frente da concorrência!

Como funciona a classificação dos Superhosts

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Não dá para negar: o Airbnb revolucionou a maneira como as pessoas se relacionam com empresas de hospedagem. Com uma abordagem centrada na experiência do hóspede, a empresa remodelou as expectativas dos viajantes em relação à estadia.

Clique aqui e aprenda mais sobre os impactos do
Airbnb do mercado hoteleiro.

O fato é: concorde você ou não com o modelo de negócio do Airbnb, seu hotel ou pousada pode aprender muito com as iniciativas adotadas pela empresa – especialmente em relação às mudanças no perfil e no comportamento dos viajantes.

Neste sentido, analisar as ações dos Superhosts, por exemplo, pode indicar quais são as preferências dos hóspedes da nova geração e o que faz com que a experiência de hospedagem deles seja verdadeiramente marcante.

Em linhas gerais, o programa Superhost recompensa os anfitriões mais bem avaliados e experientes do Airbnb. Funciona assim:

– Para receber o selo de “Superhost”, o anfitrião precisa ter nota de avaliação de 4,8 ou mais; ter 10 estadias ou mais; não ter nenhum cancelamento; e ter 90% de taxa de respostas aos clientes.
– Ao ser classificado como Superhost, o anfitrião tem maior visibilidade no site, mais chances de conquistar novos hóspedes e também recebe alguns incentivos financeiros do Airbnb.  

Ou seja, Superhosts são anfitriões com performance e atendimento acima da média, que conseguiram uma taxa alta de aprovação dos hóspedes e continuam fazendo negócios com base na credibilidade adquirida na plataforma.

Então, certamente eles têm muito a ensinar sobre como aumentar e manter a satisfação dos hóspedes em longo prazo.

Vamos aprender?

Lições dos Superhosts do Airbnb para o seu hotel ou pousada

Quer que seus hóspedes saiam do seu estabelecimento tão satisfeitos quanto os hóspedes dos Superhosts do Airbnb? Então, invista nas seguintes ações:

1 – Coloque-se no lugar dos hóspedes

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Eu trato os hóspedes como eu gostaria de ser tratado – de forma simples, confiável e acolhedora.

É assim que o Superhost Toni explica como ele consegue atender e superar as expectativas dos viajantes.

Nas avaliações dos viajantes que se hospedaram no apartamento dele, destacam-se as seguintes questões:

– Ótima localização;
– Apartamento muito limpo;
– Apartamento bem equipado.

Lição que fica para os hotéis e pousadas:

Muitas vezes, tudo o que os viajantes querem é um local limpo e com os equipamentos que eles precisam para tornar a estadia mais prática. Pense nisso e equipe os quartos do seu estabelecimento com produtos e utensílios que atendam a possíveis necessidades dos hóspedes.

Leia: Como antecipar as necessidades dos hóspedes

2 – Faça seus hóspedes se sentirem em casa

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A Superhost Sara fala que alugar sua casa no Airbnb ensinou ela a confiar mais nas pessoas. Pelos comentários que os hóspedes deixam em sua página na plataforma, é possível perceber que eles sentem essa confiança nos pequenos detalhes que fazem toda a diferença na estadia. Grande parte dos viajantes disseram serem hóspedes fiéis dela.

As avaliações apontam como pontos fortes da estadia oferecida por Sara:

– Casa preparada para crianças, com áreas de lazer e brinquedos disponíveis para os pequenos;
– Lanches e snacks deixados pela anfitriã;
– Dicas turísticas preparadas por Sara.

Lição que fica para os hotéis e pousadas:

Para encantar seus hóspedes, mostre que você se importa com o bem-estar deles. Para isso, você pode, por exemplo, oferecer lanches e brinquedos para as crianças, como Sara, ou mesmo preparar guias de atividades personalizadas de acordo com o perfil dos hóspedes.

Leia também: 5 dicas para oferecer um atendimento impecável na hotelaria

3 – Venda uma experiência única

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Kitty é anfitriã no Airbnb há 10 anos e é possível ver que ela tem experiência em fazer as pessoas se sentirem bem acomodadas. Ela oferece hospedagens em cabanas na floresta. Ou seja, uma aventura na “selva”. Mas com toda a comodidade necessária para relaxar! “Muitos dos nossos hóspedes nunca viram um beija-flor antes, e aqui eles podem ver essa ave incrível de pertinho, na varanda“, comenta.

As avaliações dos hóspedes delas destacam:

– A arquitetura diferente e a estrutura confortável na cabana;
– A experiência relaxante proporcionada pela hospedagem;
– O acolhimento de Kitty, que compartilha informações interessantes sobre a floresta.

Lição que fica para os hotéis:

Conheça bem os seus clientes e entenda o que eles buscam. Destaque em suas ações de comunicação as experiências proporcionadas em seu estabelecimento que estão alinhadas às preferências do seu público. Além disso, valorize as características únicas da sua região e use-as como um diferencial para atrair mais viajantes.

Leia também: Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes

4 – Ajude seus hóspedes com a cultura e atividades locais

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Tendo recebido mais de 42 mil hóspedes em seus apartamentos no Airbnb, Miko tem muito a ensinar sobre como garantir a satisfação dos viajantes. “O lar não é apenas um local, mas uma sensação, um sentimento, o qual estou tentando transmitir aos meus hóspedes por meio de experiências diferentes“, destaca.

As avaliações das pessoas que já se hospedaram nas residências dele destacam como diferenciais:

– Informações úteis oferecidas por Miko;
– Serviços de pré-reserva (de serviços e passeios) feitos por Miko para facilitar a viagem;
– Comunicação rápida e eficiente.

A lição que fica para os hotéis:

Para proporcionar uma experiência acima da média, seu estabelecimento precisa ir além e superar as expectativas dos viajantes. Isso significa não apenas oferecer quartos, mas sim toda uma rede de apoio – com serviços internos e por meio de parceiros – para tornar a estadia impecável.

Leia também: Serviços extras para viajantes a lazer

Muitas dicas interessantes, não é mesmo?

Avalie essas ações dos Superhosts e adapte-as para a estrutura do seu hotel ou pousada e para o perfil do seu público. Esses “detalhes” ajudarão a deixar seus clientes mais satisfeitos com a estadia e aumentarão as chances de eles voltarem a se hospedar e também recomendarem seu estabelecimento para os amigos.

Sucesso!

Outras lições importantes para o seu negócio:

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InformaçõesAirbnb   |   Imagens: Airbnb; Rawpixel

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