Quer garantir que os processos do seu estabelecimento estejam sendo feitos da forma correta, que os clientes estejam satisfeitos e que sua equipe tenha alta performance? Confira este checklist da gestão na hotelaria e saiba ao que você precisa estar atento no dia a dia para garantir a eficiência do seu negócio!
Na hotelaria, o papel dos gestores é garantir a felicidade dos hóspedes, a satisfação e o desenvolvimento dos colaboradores e a sustentabilidade do negócio. Tarefas nada fáceis! E enquanto em grandes redes há diferentes gestores para diferentes áreas, em pequenos e médios estabelecimentos muitas vezes todas essas responsabilidades ficam na mão de um ou dois profissionais.
Foi pensando neste público que criamos este checklist da gestão na hotelaria!
Saiba quais são as principais questões que os gestores hoteleiros precisam estar atentos para garantir a eficiência das operações como um todo no estabelecimento, aprimore a sua performance e os resultados do estabelecimento que gerencia.
Garantir um bom relacionamento com os clientes é fundamental para destacar seu estabelecimento no mercado e conseguir recomendações para atrair novos hóspedes. Por isso, essa questão precisa estar na pauta diária do gestor hoteleiro.
Para isso:
Dicas de leitura:
Se você contratou uma ferramenta para dar agilidade a determinado processo, é importante acompanhar se o software ou sistema em questão está apresentando os resultados esperados. Analisar o desempenho das plataformas utilizadas no hotel é um item fundamental no checklist da gestão na hotelaria.
Fique atento a questões como:
Dicas de leitura:
Também é responsabilidade do gestor hoteleiro saber como anda o desempenho da empresa. Isso porque conhecer os indicadores de ocupação, faturamento e diárias é importante para saber se as metas estão sendo atingidas e também para tomar decisões de maneira mais eficiente, baseando-se em métricas.
Neste sentido, estes são alguns números que você precisa levantar e analisar:
Dicas de leitura:
Além de acompanhar o desempenho do negócio, é crucial gerenciar outros aspectos financeiros da empresa, tais como fluxo de caixa, programação de pagamentos de fornecedores, compra de materiais etc.
Estas são algumas questões que não podem passar em branco:
Dicas de leitura:
Outra tarefa importante da gestão na hotelaria é acompanhar se os processos operacionais, que influenciam diretamente a satisfação dos clientes, estão sendo efetuados da maneira correta. Ter um checklist específico para essas questões pode ajudar muito!
Algumas dicas nesse sentido:
Dica de leitura:
O checklist da gestão na hotelaria não estaria completo sem um item relacionado ao gerenciamento da satisfação dos clientes. Monitorar a reputação do etabelecimento é crucial para garantir a sustentabilidade do negócio.
Estas são algumas maneiras de medir a satisfação dos hóspedes:
Dica de leitura:
Além de garantir que os clientes estejam felizes com o hotel, também é necessário acompanhar a satisfação dos colaboradores. Nesse sentido, além de ter reuniões com os profissionais, é recomendável medir o desempenho da equipe. Isso pode ajudar a identificar possibilidades de desenvolvimento e pontos de insatisfação dos profissionais.
As seguintes ações podem ser úteis para essa avaliação:
Dicas de leitura:
Não se esqueça de incluir em seu checklist da gestão na hotelaria um item sobre a busca constante por oportunidades de melhorias – tanto em relação ao negócio quanto ao seu próprio desenvolvimento. Ter esse foco na excelência o ajudará a alcançar a alta performance – na sua gestão e no seu negócio.
Estas ações podem ajudá-lo nessa busca:
Dicas de leitura:
O que achou do nosso checklist da gestão na hotelaria? Se você acha que está faltando algum item, deixe um comentário com as suas considerações e nos ajude a deixá-lo mais completo.
Sucesso!