O caminho entre um consumidor identificar uma necessidade e ele comprar um produto ou serviço para resolver essa necessidade é chamado de “jornada do cliente”.
Na hotelaria, pode-se dizer que a jornada do cliente começa quando ele decide viajar e sabe que precisará de um local para se hospedar. Nesse sentido, seu hotel ou pousada precisa criar estratégias para que, caso a viagem seja para a região em que seu negócio está, a jornada deste hóspede o leve até o seu estabelecimento.
Porém, o caminho que o cliente toma não é nada fácil. É cheio de diferentes alternativas e obstáculos que podem fazer ele mudar de direção e, assim, escolher outro hotel ou pousada.
Como, então, você pode facilitar esse trajeto, removendo contratempos que tiram o cliente da rota para a reserva em seu estabelecimento? As informações e dicas deste artigo podem ajudá-lo!
Atritos ou obstáculos de compra são fatores que dificultam o processo comercial e geram um impacto negativo na experiência do consumidor. Eles podem acontecer antes e depois da compra.
Confira a seguir quais são os principais tipos de obstáculos que os hóspedes encontram no processo de reserva de um hotel ou pousada e confira dicas para corrigir e/ou driblar esses atritos na interação com seus clientes:
O hotel não comunica seus valores de forma efetiva e também não se esforça em antecipar necessidades e surpreender os hóspedes. Dessa forma, o cliente não se conecta com a marca, não há encantamento e, tão pouco, engajamento.
Como evitar:
Para evitar que esse atrito acabe afastando os clientes do seu hotel ou pousada, seu negócio precisa investir na qualidade da interação com os hóspedes – na internet e fora dela.
Além disso, oferecer uma experiência positiva durante a estadia é fundamental para aproximar o cliente de sua marca. Construir um relacionamento forte é a melhor maneira de engajar seus clientes.
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A falta de eficiência nos processos irá se refletir na falta de qualidade dos serviços e, consequentemente, na percepção dos hóspedes quanto à sua marca.
Quando, por exemplo, o processo de reserva, check-in ou check-out é complicado, demorado e ineficiente, a experiência do hóspede é diretamente prejudicada e isso contará muitos pontos negativos na avaliação dele em relação à hospedagem.
Como evitar:
Para evitar que isso aconteça, é importante criar ações estratégias para melhorar a gestão do hotel como um todo – seja com a adoção de tecnologia e/ou desenvolvimento de planejamento e metodologias.
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Aposto que você já teve uma experiência parecida: ficou interessado em algum produto e serviço e, ao entrar no site da empresa, não conseguiu navegar nas páginas e acabou desistindo da compra.
O consumidor da atualidade é dinâmico e ágil. Em sua jornada de compra, ele espera o mesmo das empresas. Sites que não carregam a imagem e que travam toda hora irão afastar seus clientes para bem longe.
Como evitar:
Seu hotel ou pousada precisa investir no desenvolvimento de um site de qualidade. Isso significa que ele precisa ser rápido, com bom conteúdo, com design adequado e que, principalmente, se adapte aos diferentes dispositivos.
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Na era digital, cada vez mais os processos estão automatizados. Falhar nesse sentido pode trazer grandes prejuízos para sua marca.
Uma confirmação de reserva errada, a falta de comunicação sobre alguma mudança no processo – esses tipos de erros, que pode ser evitado com o uso de ferramentas de automação, são cada vez menos tolerados pelos consumidores.
Como evitar:
Use a tecnologia a seu favor. Sempre que possível, utilize ferramentas para automatizar as tarefas – seja para enviar e-mails para os clientes ou para fazer o gerenciamento do seu negócio como um todo.
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A falta de informação sobre o hotel ou pousada fará os clientes desistirem da possibilidade de se hospedar em seu negócio.
Conhecimento é a principal ferramenta dos consumidores atuais, deixar de oferecer isso a eles, é negligenciar uma de suas necessidades básicas.
Como evitar:
Oferecer informações qualificadas vai não só evitar que os hóspedes se afastem do seu negócio, como também vai ajudar a atrair cada vez mais clientes. Conteúdo alinhado às necessidades do seu público é a melhor ferramenta de marketing e vendas da atualidade.
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Agora, é com você! Aplique essas dicas e evite que essas questões sejam obstáculos entre os viajantes e o seu estabelecimento.
Ah! E se tiver alguma dúvida ou consideração sobre esse artigo, fique à vontade para deixar suas dúvidas e opiniões nos comentários aqui embaixo.