fbpx

Nossas Sugestões

Como remover os obstáculos que afastam os hóspedes

Como remover os obstáculos que afastam os hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/02/17

O caminho entre um consumidor identificar uma necessidade e ele comprar um produto ou serviço para resolver essa necessidade é chamado de “jornada do cliente”.

Na hotelaria, pode-se dizer que a jornada do cliente começa quando ele decide viajar e sabe que precisará de um local para se hospedar.  Nesse sentido, seu hotel ou pousada precisa criar estratégias para que, caso a viagem seja para a região em que seu negócio está, a jornada deste hóspede o leve até o seu estabelecimento.

Porém, o caminho que o cliente toma não é nada fácil. É cheio de diferentes alternativas e obstáculos que podem fazer ele mudar de direção e, assim, escolher outro hotel ou pousada.

Como, então, você pode facilitar esse trajeto, removendo contratempos que tiram o cliente da rota para a reserva em seu estabelecimento? As informações e dicas deste artigo podem ajudá-lo!

Tipos de obstáculos e como superá-los

Atritos ou obstáculos de compra são fatores que dificultam o processo comercial e geram um impacto negativo na experiência do consumidor. Eles podem acontecer antes e depois da compra.

Confira a seguir quais são os principais tipos de obstáculos que os hóspedes encontram no processo de reserva de um hotel ou pousada e confira dicas para corrigir e/ou driblar esses atritos na interação com seus clientes:

Obstáculo de engajamento

afastam os hóspedes

O hotel não comunica seus valores de forma efetiva e também não se esforça em antecipar necessidades e surpreender os hóspedes. Dessa forma, o cliente não se conecta com a marca, não há encantamento e, tão pouco, engajamento. 

Como evitar:

Para evitar que esse atrito acabe afastando os clientes do seu hotel ou pousada, seu negócio precisa investir na qualidade da interação com os hóspedes – na internet e fora dela.

Além disso, oferecer uma experiência positiva durante a estadia é fundamental para aproximar o cliente de sua marca. Construir um relacionamento forte é a melhor maneira de engajar seus clientes. 

Veja alguns artigos que podem ajudá-lo:

Obstáculo de processos

afastam os hóspedes

A falta de eficiência nos processos irá se refletir na falta de qualidade dos serviços e, consequentemente, na percepção dos hóspedes quanto à sua marca.

Quando, por exemplo, o processo de reserva, check-in ou check-out é complicado, demorado e ineficiente, a experiência do hóspede é diretamente prejudicada e isso contará muitos pontos negativos na avaliação dele em relação à hospedagem.  

Como evitar:

Para evitar que isso aconteça, é importante criar ações estratégias para melhorar a gestão do hotel como um todo – seja com a adoção de tecnologia e/ou desenvolvimento de planejamento e metodologias.

Veja alguns artigos que podem ajudá-lo:

Obstáculo de tecnologia

afastam os hóspedes

Aposto que você já teve uma experiência parecida: ficou interessado em algum produto e serviço e, ao entrar no site da empresa, não conseguiu navegar nas páginas e acabou desistindo da compra.

O consumidor da atualidade é dinâmico e ágil. Em sua jornada de compra, ele espera o mesmo das empresas. Sites que não carregam a imagem e que travam toda hora irão afastar seus clientes para bem longe.

Como evitar:

Seu hotel ou pousada precisa investir no desenvolvimento de um site de qualidade. Isso significa que ele precisa ser rápido, com bom conteúdo, com design adequado e que, principalmente, se adapte aos diferentes dispositivos.

Veja alguns artigos que podem ajudá-lo:

Obstáculo de ecossistema

afastam os hóspedes

Na era digital, cada vez mais os processos estão automatizados. Falhar nesse sentido pode trazer grandes prejuízos para sua marca.

Uma confirmação de reserva errada, a falta de comunicação sobre alguma mudança no processo – esses tipos de erros, que pode ser evitado com o uso de ferramentas de automação, são cada vez menos tolerados pelos consumidores.

Como evitar:

Use a tecnologia a seu favor. Sempre que possível, utilize ferramentas para automatizar as tarefas – seja para enviar e-mails para os clientes ou para fazer o gerenciamento do seu negócio como um todo.

Veja alguns artigos que podem ajudá-lo:

Obstáculo de informação

afastam os hóspedes

A falta de informação sobre o hotel ou pousada fará os clientes desistirem da possibilidade de se hospedar em seu negócio.

Conhecimento é a principal ferramenta dos consumidores atuais, deixar de oferecer isso a eles, é negligenciar uma de suas necessidades básicas.

Como evitar:

Oferecer informações qualificadas vai não só evitar que os hóspedes se afastem do seu negócio, como também vai ajudar a atrair cada vez mais clientes. Conteúdo alinhado às necessidades do seu público é a melhor ferramenta de marketing e vendas da atualidade.

Veja alguns artigos que podem ajudá-lo:

Agora, é com você! Aplique essas dicas e evite que essas questões sejam obstáculos entre os viajantes e o seu estabelecimento.

Ah! E se tiver alguma dúvida ou consideração sobre esse artigo, fique à vontade para deixar suas dúvidas e opiniões nos comentários aqui embaixo.  

Informações: Little Hotelier   |   Imagem: Freepik 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "Como remover os obstáculos que afastam os hóspedes"

Comentar