A princípio, os canais de serviço de atendimento ao consumidor e o departamento comercial parecem duas áreas distintas. Mas elas são mais próximas do que você imagina! Afinal, um bom atendimento no SAC pode ajudar a aumentar as vendas e, da mesma forma, um bom atendimento na loja diminui as queixas recebidas pelo SAC.
Quer entender melhor a ligação entre essas duas áreas e saber como o SAC pode ajudar a aumentar as vendas da sua loja? Siga a leitura deste artigo!
Uma das formas mais efetivas de conquistar o consumidor da atualidade é oferecendo uma experiência marcante e positiva.
Você sabe o que isso significa?
A experiência do cliente é a percepção que o consumidor tem em relação à sua marca, ao seu estabelecimento, ao seu site, aos produtos e serviços que você oferece e ao seu atendimento. Essa experiência é construída por meio de toda interação que o consumidor tem com sua loja – no ambiente físico ou online.
Um estudo feito pela revista Harvard Business Review revelou que:
E é por isso que a área de serviço de atendimento ao cliente é tão importante!
A interação dos consumidores com a sua loja no SAC influencia diretamente na experiência deles com sua marca.
Ao oferecer um atendimento qualificado nestes canais, sua loja fortalecerá o relacionamento com seu público, fidelizará mais clientes e, consequentemente, venderá mais. É o que revela outro levantamento feito pela Microsoft.
A seguir, conheça algumas dicas importante para melhorar a qualidade dos processos e do atendimento nessa área e entenda como o SAC pode ajudar a aumentar as vendas da sua loja!
Uma das principais reclamações dos consumidores em relação ao SAC das empresas é a falta de organização nessa área. Muitas vezes eles precisam ficar repetindo a solicitação várias vezes até encontrar alguém que resolva o seu problema.
Nada eficiente e muito frustrante, não é mesmo?
É por isso que, se você quer usar os canais do serviço de atendimento ao cliente para conquistar seu público e gerar mais vendas, precisa estabelecer metodologias claras e objetivas.
Na prática, isso significa definir políticas sobre a resolução dos problemas e pedidos que o SAC recebe.
Dicas importantes nesse sentido:
Dica de leitura! Como desenvolver seu procedimento operacional padrão (POP)
Responder com agilidade às solicitações dos clientes é importante para que o SAC da sua loja promova uma experiência positiva. No entanto, se você quer encantar os consumidores e gerar mais engajamento, é importante ir além e antecipar as necessidades do seu público.
Como fazer isso?
Não é preciso ter bola de cristal para prever dúvidas e demandas dos clientes. Você possui em sua loja informações valiosas que podem apontar o que o seu SAC deve fazer para ser mais proativo.
Para isso:
Dica de leitura! Por que seu site precisa de uma página de perguntas frequentes
Quando o assunto é o serviço de atendimento ao cliente, o primeiro canal que vem em mente é o telefone. E esse é, sim, um canal importante para interagir com seus consumidores – especialmente com aqueles que preferem falar com outros seres humanos (e não com robôs) ao entrar em contato com uma empresa.
No entanto, é importante ir além!
Afinal, os clientes da atualidade interagem com as marcas em diferentes plataformas – redes sociais, e-mail, aplicativo de mensagem de texto, chatbot etc. Por isso, o seu SAC também precisa ser multicanal.
Tome nota de algumas ideias para aplicar essa estratégia em sua loja:
Dica de leitura! Guia gratuito: Multicanal para pequenos varejistas
Personalização é a palavra-chave para oferecer uma experiência positiva ao consumidor da atualidade.
E uma das formas pelas quais o SAC pode ajudar a aumentar as vendas é por meio da personalização no atendimento.
O que isso quer dizer?
Que você precisa se preocupar em oferecer um atendimento direcionado ao perfil de cada cliente que entra em contato com sua loja!
Algumas dicas importantes para personalizar o SAC:
Dica de leitura! 4 passos para oferecer atendimento personalizado no varejo
Por fim, para saber mais profundamente como o SAC pode ajudar a aumentar as vendas em sua loja, é preciso monitorar de perto o desempenho dessa área.
Com esse acompanhamento constante você identificará pontos fortes no atendimento, que estão se refletindo no resultado comercial, e também entenderá o que precisa ser melhorado.
Algumas dicas práticas para gerenciar o SAC:
Dica de leitura! Como medir a felicidade do seu cliente
Quer aprender mais sobre como tornar a área de serviço de atendimento ao cliente em sua loja mais eficiente e alinhada às demandas e ao perfil dos consumidores da atualidade? Leia também:
E se o seu dilema é sobre como lidar com as reclamações nestes canais, confira conteúdos com dicas específicas para contornar essas situações:
Muitas informações relevantes, não é mesmo?
Ao aplicar essas dicas, você verá na prática que o SAC pode ajudar a aumentar as vendas em sua loja e fortalecer a imagem da sua marca perante o público.
Compartilhe esse conteúdo com sua equipe e defina as ações e estratégias mais alinhadas às necessidades do seu negócio.
Boas vendas!