Quer saber como fazer viajantes corporativos virarem viajantes bleisure e, assim, estender a estadia deles em seu estabelecimento?
Leia este artigo, saiba mais sobre as preferências desse público e entenda como incentivar a união de viagens a trabalho com atividades de lazer e turismo pode beneficiar seu negócio.
Se você acompanha o Blog da Hotelaria, já deve ter visto outros artigos por aqui falando sobre a tendência bleisure:
→ Infográfico: Como explorar a tendência bleisure na hotelaria
→ Tendências do mercado de viagens corporativas
Mas se ainda não conhece este termo, a gente simplifica: basicamente, bleisure é a união de uma viagem de negócios com uma viagem a lazer. O nome tem origem no inglês: business + leisure.
O recente levantamento Unpacking Bleisure Travelers Trends, realizado pela Expedia com mais de 2.500 viajantes bleisure nos Estados Unidos, na Alemanha, na China, na Índia e na Inglaterra, confirma o crescimento desse movimento.
De acordo com o estudo:
– 60% das viagens de negócio transformam-se em viagens bleisure;
– 51% das viagens corporativas domésticas e 52% das viagens a trabalho internacionais também são viagens bleisure;
– 43% dos viajantes bleisure dizem gastar em viagens bleisure o mesmo que investiriam em viagens a lazer. Por outro lado, 41% indicam que gastam mais em bleisure do que em viagens a lazer.
Ou seja, essa é uma tendência cada vez mais forte entre viajantes corporativos.
Por isso, você precisa entender o comportamento desse público para aproveitar as oportunidades geradas por essa busca do viajante corporativo por atividades turísticas.
E nós queremos ajudá-lo nessa missão!
Assim, apresentamos a seguir as principais descobertas da pesquisa da Expedia e revelamos o que você precisa fazer para que viajantes a trabalho que se hospedam em seu estabelecimento se tornem viajantes bleisure. Acompanhe!
Entender o que faz os viajantes corporativos terem vontade de transformar uma viagem de trabalho em viagem de lazer vai ajudá-lo a criar ações para conquistar mais hóspedes bleisure.
Com isso em mente, depois de analisar o estudo da Expedia, separamos os fatores que mais influenciam esse processo. Além disso, listamos dicas para que o seu estabelecimento tire proveito do movimento bleisure…
Vamos lá!
De acordo com a pesquisa da Expedia, a maioria dos viajantes corporativos que busca atividades turísticas e de lazer durante suas viagens de negócio viaja sozinho.
– 65% dos viajantes bleisure são viajantes solo;
– 64% não têm amigos e familiares nos destinos em que escolhem realizar bleisure.
Seu hotel ou pousada está preparado para receber esse tipo de viajante?
Aprenda mais sobre como atrair esse público lendo estes artigos:
→ Como se preparar para receber o viajante solo
→ 5 dicas para adaptar seu estabelecimento aos viajantes solo
→ Quem são os nômades digitais e como se preparar para recebê-los em seu hotel
A distância, o tempo de permanência e o tipo de atividade da viagem são as questões que mais influenciam a ocorrência de viagens bleisure.
Quando questionados sobre o que faz aumentar as chances de transformarem viagens de negócios em viagens bleisure, os viajantes corporativos indicaram os seguintes fatores:
– Ter que ficar no destino por duas ou três noites (50%);
– Viajar para um destino longe de casa (49%);
Além disso, entre os tipos de viagens corporativas que mais se convertem em viagens bleisure, destacam-se:
– Conferências (67%);
– Reuniões (46%);
– Vendas (42%).
Neste sentido, é importante que você fique atento a viajantes corporativos que:
– Irão se hospedar por mais de duas noites em seu estabelecimento;
– Venham de cidades distantes ou até de outros países;
– Estejam viajando com o objetivo de participar de conferências, eventos ou reuniões.
Conforme aponta o estudo, estes fatores indicam que esses viajantes estão mais dispostos a aproveitar as atividades turísticas e de lazer da cidade e, portanto, podem estender a estadia em seu hotel ou pousada.
Conheça algumas dicas nesse sentido lendo os seguintes artigos:
→ Bleisure – o que é essa tendência e como aproveitá-la em seu hotel
→ Serviços especiais para atrair viajantes a trabalho
→ Como promover seu hotel durante um evento em sua região
→ Como se preparar para receber hóspedes estrangeiros em seu hotel ou pousada
As opções turísticas e de lazer da cidade contam muito para um viajante corporativo transformar a viagem de trabalho em bleisure. Segundo a análise da Expedia, entre os principais fatores que condicionam essa decisão destacam-se:
– Ótimas opções de entretenimento na cidade (48%);
– Lista de desejos; pontos turísticos famosos (43%);
– Fácil navegação na cidade (38%).
O estudo indica ainda que, na visão dos viajantes corporativos, as seguintes questões fazem um destino ser uma boa opção para bleisure:
– Gastronomia boa diversa (56%);
– Praias (52%);
– Pontos turísticos na natureza (51%);
– Clima bom (50%);
– Monumentos históricos (49%);
– Boas opções de museus, atividades artísticas e culturais (41%).
Então, fica claro que para transformar viajantes a trabalho em viajantes bleisure, é necessário divulgar as opções de atividades turísticas e de lazer da sua região. O objetivo deve ser mostrar ao hóspede que vale a pena ampliar a estadia no seu estabelecimento para aproveitar a cidade.
Uma ideia interessante neste sentido é criar pacotes especiais para viajantes corporativos que incluam atividades extras de lazer. Se você não sabe o que incluir, leve em consideração os fatores apontados na pesquisa, tais como atividades gastronômicas, na natureza, atividades culturais etc.
Confira abaixo algumas dicas importantes para “vender” uma boa imagem da sua região e, assim, converter mais viajantes bleisure:
→ 5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região
→ 8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes
→ 3 maneiras criativas de oferecer pacotes na hotelaria
→ Como aproveitar o ecoturismo para destacar seu hotel ou pousada
→ Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes
A pesquisa da Expedia apontou ainda que 44% dos viajantes corporativos gastam de uma a duas horas e 35% passam de três a cinco horas pesquisando antes de decidir transformar a viagem de trabalho em bleisure.
Estes são alguns detalhes importantes em relação a esse processo de pesquisa identificados no estudo:
– A maioria (68%) pesquisa em buscadores online, como o Google;
– 54% pedem dicas a amigos e familiares;
– 47% pesquisam em sites de viagens;
– 45% conversam com colegas de trabalho;
– 44% pesquisam em páginas relacionadas ao destino.
Sabendo disso, você pode criar estratégias para alcançar os viajantes corporativos nesse momento de pesquisa e oferecer informações que ajudem a convencê-lo a transformar a viagem de trabalho em bleisure.
Para saber mais sobre como se comunicar com os viajantes nesse momento de pesquisa, sugerimos que leia estes artigos:
→ O que os viajantes querem saber antes de chegar a um destino
→ Por que os viajantes escolhem determinado destino?
→ Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens
→ O que os viajantes querem (e o que não querem) no processo de pesquisa e reserva online
→ Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
Muitas informações interessantes, não é mesmo?
Esperamos que as dicas deste artigo o ajudem a criar estratégias eficientes para atrair e conquistar mais viajantes corporativos em busca de atividades de lazer durante suas viagens de negócios.
Mãos à obra e sucesso!
Para mais dicas sobre como atrair e receber viajantes a trabalho, confira os seguintes posts:
→ Como aproveitar o crescimento do turismo corporativo Brasil
→ O que o viajante corporativo espera dos hotéis
→ 4 tipos de viajantes corporativos que você precisa conhecer
→ Lições do Airbnb Business: como atrair hóspedes em viagens corporativas
→ Serviços extras para viajantes a trabalho