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Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo

Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/12/18

Por meio do marketing de conteúdo, empresas divulgam informações relevantes e qualificadas para atrair determinados públicos. Você pode utilizar essa tática a favor do seu estabelecimento! Para isso, precisa desenvolver conteúdo para atrair mais turistas para sua região e, assim, mais hóspedes em potencial para o seu hotel ou pousada. Quer saber como fazer isso? Leia este artigo!   

O potencial do marketing de conteúdo no mercado de viagens

Imagine que um viajante precisa escolher um destino ou quer saber mais sobre uma região que decidiu visitar.

O que será que ele vai fazer?

conteúdo para atrair mais turistas

Com certeza, vai buscar mais informações na internet – por meio de páginas de buscas, sites especializados, reviews de viajantes, redes sociais etc. – e fora dela – através de revistas, anúncios e indicações de amigos, por exemplo.

É por isso que o marketing de conteúdo é tão importante no mercado de viagens. Afinal, ele faz a ponte entre os viajantes e as empresas que oferecem serviços que os ajudem a viver experiências marcantes.

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Por que você deveria criar conteúdo para atrair mais turistas

conteúdo para atrair mais turistas

Seu hotel ou pousada tem muito a ganhar ao investir em ações de marketing de conteúdo para atrair mais turistas para sua região, pois:

Quando a sua cidade ou região recebe mais viajantes, há mais hóspedes em potencial para o seu estabelecimento.

Ao oferecer conteúdo qualificado, que ajuda o viajante na pesquisa sobre o destino, sua marca aproxima-se dele e, assim, aumenta as chances de seu estabelecimento ser escolhido como local de hospedagem.

Além disso, seu negócio pode ficar conhecido como especialista em dicas sobre a sua região. Isso, por sua vez, trará mais credibilidade e maior exposição para sua marca.

Convencido?

Então, está na hora de saber como colocar essa estratégia em prática!

Como usar o marketing de conteúdo para atrair mais turistas para sua região

Ao desenvolver uma estratégia de conteúdo para atrair mais turistas para sua região, é importante levar em consideração os seguintes fatores:

‒ Identifique as qualidades, atrações e experiências de destaque na sua região e utilize-as na criação de conteúdo.
‒ Use técnicas de storytelling para transmitir esses elementos únicos de maneira cativante.
‒ Distribua o conteúdo em múltiplos canais, usando uma abordagem de marketing integrada, aumentando o alcance do conteúdo.

Entenda!

Destaque a identidade da sua região

conteúdo para atrair mais turistas

Ao desenvolver conteúdo sobre sua região, leve em conta as características marcantes que formam a identidade do local.

Pode ser, por exemplo, que sua cidade seja conhecida pelo mel produzido localmente, pela gastronomia típica ou pelas atividades de aventura ao ar livre. Crie conteúdo destacando esses fatores e isso irá atrair viajantes em buscas de atividades relacionadas a eles.

Essa é uma questão importante principalmente porque o seu conteúdo estará competindo com muitos outros. Então, produzir materiais autênticos e com identidade única ajudará a destacar as suas publicações.

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5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região

Inclua os diferenciais locais exclusivos

conteúdo para atrair mais turistas

Existe algum tipo de atividade que os viajantes poderão experimentar apenas na sua região? Se sim, essa é uma informação que precisa ser explorada em sua estratégia de conteúdo para atrair mais turistas!

Alguns exemplos nesse sentido são:

‒ Atividades radicais ou esportes únicos ou raros.
‒ Comidas ou ingredientes exclusivos da região.
‒ Um morador com uma curiosidade histórica.

Lembre-se de que os viajantes atuais anseiam por experiências únicas. Por isso, é preciso mostrar que a sua região tem muito a oferecer em termos de atividades e atrações autênticas.

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Use o storytelling

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O seu conteúdo terá muito mais chances de atrair e engajar os viajantes se estiver estruturado em forma de storytelling. Ou seja, se você utilizar fatos e narrativas para se comunicar com a sua audiência.

Neste sentido, ao desenvolver conteúdo para atrair mais turistas para sua região, é importante aproveitar o potencial de cada aspecto local de gerar histórias marcantes. Você pode, por exemplo, falar sobre:

‒ A história da fundação da cidade.
‒ Curiosidades de personagens históricos da região.
‒ Histórias interessantes sobre monumentos, empresas ou outras atrações locais.
‒ Histórias inspiradoras de moradores.
‒ Relatos de outros viajantes que passaram por ali.
– E assim por diante.

Contar uma história é a melhor maneira de transportar o viajante para sua região, antes mesmo de ele entrar na estrada ou embarcar no avião. Aposte nisso!

Leia também!

O que é storytelling e como usá-lo para divulgar o seu hotel ou pousada

Utilize multicanais e multimídias

conteúdo para atrair mais turistas

As pessoas atualmente utilizam diferentes canais para acessar uma variedade de informações. Por isso, se quiser efetivamente destacar o conteúdo sobre a sua região, você precisa divulgar as informações em diversos formatos (vídeosfotos, textos e podcasts, por exemplo) e em multicanais (redes sociais, blogs, aplicativos mobile, revistas impressas etc.).

Uma ideia interessante para expandir o alcance do seu conteúdo e variar os formatos e plataformas é fazer parcerias com outras empresas e/ou profissionais.

Você pode, por exemplo, fazer parcerias com:

‒ Revistas especializadas – para gerar conteúdo sobre a sua região direcionado a determinados públicos (viajantes aventureiros; viajantes com crianças etc.).
‒ Influenciadores digitais – para criarem conteúdo compartilhando a experiência deles em sua cidade.
‒ Negócios na sua região – para arrecadar fundos para criar uma campanha mais estruturada (um documentário sobre a cidade ou uma revista especial sobre a região, por exemplo).

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Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes
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Boas dicas, não é mesmo?

Colocando-as em prática você criará uma estratégia efetiva de marketing de conteúdo que não só ajudará a atrair mais turistas para sua região, mas também a fortalecer a marca do seu estabelecimento e, assim, ajudar a conquistar mais hóspedes fiéis! 

É o que você quer, não? Então, mãos à obra!

Sucesso!

Outras dicas sobre marketing local:

Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região
→ Como promover seu hotel durante um evento em sua região
→ O que os viajantes querem saber antes de chegar a um destino
→ Por que os viajantes escolhem determinado destino?

Imagens: Unsplash; Rawpixel; Burst

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