Coloque-se no lugar de seus hóspedes e responda: onde você procuraria um hotel para se hospedar, se estivesse planejando uma viagem? Na internet, certo? Pois é, seus clientes também! Portanto, podemos afirmar, sem medo: sem uma presença online forte, dificilmente um hotel ou pousada conseguirá ter bons resultados em termos de ocupação.
Mais do que isso, é fundamental ter uma estratégia digital bem definida e saber como atrair esses futuros clientes utilizando a internet como sua aliada.
Pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir 5 dicas para você estabelecer o seu hotel como uma marca forte presente na internet e nas redes sociais. Além disso, linkamos uma série de conteúdos extras para ajudá-lo a colocar em prática cada uma dessas dicas. Ou seja, preparamos um verdadeiro guia para você construir uma presença online forte para o seu hotel ou pousada.
Confira e prepare-se para iniciar uma revolução digital em seu estabelecimento!
O primeiro passo para construir uma presença online forte é entender quem são os seus clientes. Ou seja, qual é o perfil das pessoas que se hospedam em seu hotel ou pousada. Afinal, esse entendimento o ajudará a definir a forma como você vai posicionar seu estabelecimento na web.
Uma boa maneira de conhecer o perfil do seu público é ficando atento às avaliações e aos comentários de clientes antigos. A partir desses indicativos você começará a descobrir o que seus clientes têm em comum, o que eles procuram na sua marca e o que gostaram e o que não gostaram durante a estadia.
Porém, você pode ir além!
Ao cadastrar seus novos clientes, você começará a coletar dados que, quando analisados, fornecerão informações importantes sobre o perfil do seu público e, consequentemente, o ajudarão a fundamentar melhor seu trabalho na web.
Depois de conhecer seu público, você precisa entender o que o seu estabelecimento oferece a essas pessoas. Ou seja, o que seu hotel ou pousada tem de diferente; qual é o aspecto exclusivo da sua marca que irá fazer da estadia do seu cliente uma experiência única, e assim por diante.
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Verdade seja dita: de nada adianta saber qual é o seu público, possuir um diferencial, mas não mostrar isso online.
O site é a porta de entrada online do seu hotel. Portanto, se você deseja que seu cliente seja bem atendido quando chegar à recepção de seu estabelecimento, também precisa fornecer o mesmo tipo de atendimento online.
Um bom site de hotel deve ter, pelo menos, duas características principais: boas imagens e a possibilidade de o cliente fazer sua reserva.
Além disso, um design atrativo também pode fazer a diferença entre o seu estabelecimento e o concorrente.
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Estar presente nas principais redes sociais é uma forma de não apenas dar continuidade ao trabalho feito em seu site, mas também de expandi-lo.
Afinal, as redes sociais são excelentes para você atingir mais clientes e conversar diretamente com eles. Por isso é importante que sempre tenha alguém responsável pelas redes sociais que possa tirar as dúvidas dos clientes o mais cedo possível.
Além disso, a partir de canais como Facebook, Instagram e Pinterest, por exemplo, você pode também divulgar promoções, fazer sorteios e assim por diante.
Neste sentido, ser criativo pode fazer a diferença!
Utilize imagens, gifs, memes, vídeos e frases que mostrem como é a experiência em seu hotel. Tudo isso, é claro, sem esquecer qual é o seu público-alvo. Afinal, a mensagem precisa ser direcionada a prospects ou clientes.
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De acordo com uma pesquisa feita por Davide Proserpio e Giorgios Zervas, hotéis que respondem avaliações dos clientes recebem 12% a mais avaliações online. Além disso, de maneira geral, são melhor avaliados do que outros estabelecimentos!
Portanto, a lição é simples: nunca deixe de responder avaliações feitas por seus hóspedes em sites ou redes sociais!
Não importa se a avaliação é positiva ou negativa, é uma parte essencial da comunicação do seu hotel responder tantos os clientes satisfeitos como os insatisfeitos.
Aliás, mais do que isso, é muito importante incentivar seus clientes a deixarem reviews online sobre seu estabelecimento. Afinal, a partir da avaliação de seus clientes, você consegue descobrir quais são seus pontos fortes e fracos e, com base nisso, pode pensar em formas de ser cada dia melhor!
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Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre o conceito que é a base de um trabalho bem feito na internet: o marketing de conteúdo.
Basicamente, marketing de conteúdo é a estratégia de usar textos, vídeos, fotos, conteúdos para as redes sociais para atrair e conquistar a atenção de prospects, clientes e até mesmo ex-clientes.
Neste sentido, uma boa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para qualquer empresa que quer se destacar na internet. E na rede hoteleira isso não é diferente.
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O caminho é longo. Porém, dar o primeiro passo é tudo o que você precisa para iniciar a transformação!
E aí, pronto para colocar as dicas em práticas e fortalecer a sua presença online?
Agora, é com você! Coloque essas dicas em prática, pense e repense a presença online do seu estabelecimento, teste, ajuste, faça, crie! Você vai ver os resultados surgirem.
Sucesso!
PS: Como tem sido sua experiência nessa área? O que você acha que é crucial para um hotel ou pousada obter sucesso na internet e, consequentemente, atrair mais clientes? Deixe um comentário com sua opinião e torne este debate ainda mais enriquecedor!