fbpx

Nossas Sugestões

Marketing de conteúdo na hotelaria

Marketing de conteúdo na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/11/18

Entenda como o marketing de conteúdo na hotelaria pode fazer sua marca se destacar na internet, atraindo mais hóspedes e fidelizando mais clientes, e saiba como colocar essa estratégia em prática.

Na hora de decidir qual viagem fazer, qual voo pegar e – mais importante – onde se hospedar, seu cliente tem uma parceira inseparável: a internet.

Não importa o motivo da viagem – seja a trabalho ou a lazer –, as pessoas sempre realizam uma pesquisa online antes de tomar a decisão final sobre o que e onde comprar.

Com isso em mente, fica mais fácil entender por que é tão importante que seu hotel ou pousada tenha uma presença forte na web, certo?

Sabendo disso, neste artigo vamos mostrar como o marketing de conteúdo pode fazer sua marca se destacar na internet, atraindo mais hóspedes e fidelizando mais clientes.

Acompanhe nossas dicas e se transforme em um especialista online à disposição do seu público!

O que é esse tal de marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo utiliza a divulgação de conteúdos relevantes para um determinado grupo de pessoas com o objetivo de atrair um público qualificado para a empresa. 

Portanto, o foco principal dessa estratégia de marketing é o fortalecimento do relacionamento com o público – seja ele formado por clientes atuais ou futuros.

Funciona assim

A empresa fornece um conteúdo interessante, que ajuda no cotidiano daquele grupo de pessoas e que tem a ver com o seu negócio. Dessa forma, a marca fica gravada de maneira positiva na memória do consumidor.marketing de conteúdo na hotelaria

No Blog do Varejo nós já escrevemos um artigo explicando o que é o marketing de conteúdo e dando algumas dicas importantes. Recomendamos que o leia para entender melhor esse conceito. Clique aqui e confira.

Benefícios do uso do Marketing de Conteúdo na hotelaria

Agora que você já sabe mais sobre o marketing de conteúdo, está na hora de entender como essa estratégia pode ser benéfica para empresas do segmento da hotelaria. Destacamos estes motivos:

a) O marketing de conteúdo na hotelaria ajuda a atrair hóspedes

marketing de conteúdo na hotelariaAntes da viagem, o cliente pesquisa sobre informações importantes, tais como o que fazer, onde se hospedar, dicas práticas para viajantes, etc.

Se for o seu hotel ou pousada que fornecer esse conteúdo, as chances de ele escolher se hospedar aí já aumentam muito. Afinal, mesmo que ele não conheça sua empresa, o fato de ela ter ajudado ele nesse momento crucial, fará com que ele confie na sua marca.

Leia também!

Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem
Viajantes brasileiros querem ajuda no planejamento de viagens
O que os viajantes querem saber antes de chegar a um destino

b) O marketing de conteúdo na hotelaria posiciona o hotel/pousada como autoridade em seu segmento

marketing de conteúdo na hotelariaQuando seu hotel ou pousada desenvolve conteúdos qualificados sobre o segmento de viagens, ele pode virar uma referência no mercado.

Assim, quando alguém quiser saber sobre algo relacionado a turismo na sua região, por exemplo, já sabe que deve consultar as informações fornecidas pela sua marca. Essa autoridade fortalecerá a sua imagem e, consequentemente, também atrairá mais hóspedes.

Leia também

Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região
Lições de empreendedorismo na hotelaria
4 exemplos de parceria na hotelaria que deram muito certo

c) O marketing de conteúdo na hotelaria fortalece o relacionamento com os clientes

marketing-de-conteúdo-hotel (5)Mas não é só na hora de atrair os clientes que o marketing de conteúdo na hotelaria pode ajudar. Ele também é muito útil para fortalecer o relacionamento com aqueles que já são seus clientes.

Afinal, por meio do fornecimento de informações do interesse do seu público, sua marca permanece próxima aos hóspedes, fazendo com que eles sempre retornem ao seu hotel ou pousada e que também recomendem sua empresa para os amigos.

Leia também

A importância da reputação da marca na hotelaria
A importância da transparência na hotelaria
Programas de fidelidade na hotelaria

Como colocar em prática ações de marketing de conteúdo na hotelaria

Hora de colocar a mão na massa – ou melhor, no conteúdo!

Quer saber como seu hotel ou pousada pode desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo na hotelaria? Aprenda o passo a passo a seguir!

1) Defina o público

marketing-de-conteúdo-hotel (3)Esta é a etapa mais importante para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo na hotelaria. Afinal, é a partir do conhecimento sobre o perfil do seu público (necessidades e interesses dele) que você saberá qual conteúdo deverá oferecer.

→ Neste sentido recomendamos que crie algumas personas para o seu hotel ou pousada.

Personas nada mais são que os perfis de clientes ideais da sua empresa. Para saber mais sobre isso, clique aqui e leia o texto que fizemos sobre o tema para o Blog do Varejo.

O artigo é direcionado a lojistas, mas também serve de base para você criar as personas aí de seu hotel.

2) Defina os conteúdos

A partir do momento em que você conhecer melhor os diferentes públicos que seu hotel recebe e pode receber ficará mais fácil saber que tipo de conteúdos você pode divulgar.

Neste sentido, é importante que as informações repassadas por sua marca tenham sempre o objetivo de atender alguma necessidade ou resolver algum problema.

marketing-de-conteúdo-hotel (8)Em geral, você pode ter boas ideias respondendo às seguintes perguntas:

– Do que meu público gosta/valoriza?
– Do que meu público não gosta/evita?
– O que meu público busca?
– Quais são os principais desafios/dificuldades do meu público?
– Como eu posso ajudar meu público?

Por exemplo:

Seu estabelecimento recebe muitos atletas? Então, você pode desenvolver conteúdos sobre atividades esportivas que acontecem na cidade; dicas sobre como manter o ritmo de atividades físicas durante uma viagem; etc.

–> Leia também! Como aproveitar o ecoturismo para destacar seu hotel ou pousada

Muitos de seus clientes são executivos? Você pode, então, oferecer informações sobre como gerenciar o tempo durante uma viagem de trabalho; dicas para fazer as malas de modo eficiente; etc.

–> Leia também! 4 tipos de viajantes corporativos que você precisa conhecer

Muitas famílias ficam hospedadas em seu hotel ou pousada? Que tal falar sobre o que levar em conta na hora de escolher um destino que seja bom para todos os integrantes da família? Ou ainda mostrar as melhores atividades turísticas para curtir com a família?

–> Leia também! Como atrair famílias para o seu hotel ou pousada

Dica importante!

É fundamental que você entenda que nem sempre os temas abordados estarão diretamente relacionados ao seu negócio.

O foco do marketing de conteúdo na hotelaria é ajudar o seu cliente e, partir disso, fortalecer a imagem de sua marca – sem necessariamente falar sobre ela

Então, pode ser que, por exemplo, você divulgue dicas sobre como arrumar a mala de modo eficiente, sem citar uma única vez o nome do seu estabelecimento.

Porém, o fato de o conteúdo ser assinado pela sua empresa e/ou estar dentro de um canal de sua marca já é suficiente para criar conexão com o cliente.

3) Defina os formatos e plataformas

Além de escolher o conteúdo que você irá oferecer a seus clientes, é igualmente importante saber qual é o melhor formato e plataforma a serem utilizados. Aqui, o conhecimento profundo sobre seu público também irá ajudar a definir o melhor caminho.

marketing-de-conteúdo-hotel (6)Um formato mais dinâmico e divertido ou algo mais objetivo e rápido? Uma plataforma de acesso exclusivo e direcionado ou um conteúdo mais público e com possibilidade de interação? Tudo depende de qual é o perfil de cliente que você deseja atingir.

Algumas possibilidades:

– E-books ou guias para download (para conteúdos mais aprofundados).
– Apresentações Power Point (para informações dinâmicas e visuais).
– Posts em blogs (um formato mais interativo).
– Vídeos no YouTube (para entreter e informar ao mesmo tempo).
– E-mail marketing (uma forma mais direcionada de se comunicar).
– Publicações em redes sociais (para disseminar informações).

Não é necessário escolher apenas um formato e uma plataforma (só e-mail marketing ou só posts no blog, por exemplo), mas é preciso saber combinar os diferentes tipos de canais de acordo com o público e o tipo de conteúdo.

Na prática!

Para o público de turismo corporativo, por exemplo, que não tem muito tempo, apresentação Power Point e vídeos rápidos, que são formatos mais dinâmicos, fazem mais sucesso.

No entanto, se tiver algum conteúdo mais extenso e aprofundado que seja do interesse deles, é interessante enviar e-mail convidando eles a baixarem o e-book sobre o tema.

Leia também!

Ideias de vídeo marketing para o seu hotel ou pousada
6 ideias criativas de vídeo marketing na hotelaria
Instagram na hotelaria: 7 perfis para você se inspirar
Como interagir com os viajantes nas redes sociais
Reviews em vídeo para conquistar novos hóspedes
4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais

4) Defina a dinâmica de produção e divulgação

Você já sabe com quem vai se comunicar, sobre o que vai escrever e quais formatos vai utilizar. Mas quem vai fazer esse trabalho todo?

Esta também é uma importante decisão que você precisa tomar na hora de desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo.

marketing-de-conteúdo-hotel (7)Você pode utilizar o conhecimento interno – seu e dos profissionais do seu hotel ou pousada – para criar conteúdos. No entanto, é imprescindível que tenha um ou mais responsáveis para a produção e divulgação dos materiais.

É aquela história: se você não definir um setor ou profissional específico para isso e dizer que “todos vão cuidar”, é bem provável que um sempre ache que o outro vá fazer e, no fim, ninguém leve esse trabalho a sério.

Há alguns caminhos: a contratação de alguém para trabalhar em seu hotel, a contratação de um profissional freelancer, para trabalhar remotamente, ou a contratação de uma agência especializada. Escolha de acordo com seu orçamento e demanda de conteúdo.

Mais dicas!

Já citamos o marketing de conteúdo em diversos artigos aqui no blog, mostrando como incorporar essa estratégia nas ações de seu hotel ou pousada. Não deixe de ler:

– Para aprender a usar o WhatsApp para enviar conteúdo qualificado para o seu público, leia este artigo: Como usar o WhatsApp na hotelaria.

– Analisar as informações que seus clientes oferecem a você vai ajudá-lo a criar conteúdos alinhados às necessidades deles. Aprenda como fazer isso: Big data na hotelaria.

– O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas atualmente. Entenda como usar esse canal para disseminar conteúdos relevantes: Como usar e-mail marketing na hotelaria.

– O Airbnb tem muito a ensinar sobre como criar conteúdos interessantes para atrair e fidelizar clientes. Saiba mais lendo este artigo: 6 lições do Airbnb para hotéis ou pousadas.

– Contar histórias é uma das melhores maneiras de engajar o seu público. Leia o artigo linkado a seguir e saiba como o storytelling pode ser incluído em sua estratégia de marketing de conteúdo: O que é storytelling e como usá-lo para divulgar o seu hotel ou pousada

O que achou essas dicas? Não entendeu alguma parte? Você já realiza alguma ação de marketing de conteúdo em seu hotel ou pousada?

Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões sobre esse tema. Você pode nos ajudar a criar mais conteúdos relevantes e também inspirar outros profissionais da área.

Sucesso!

Imagens:  Freepik; Iconfinder; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


21 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 27
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

21

comentários em "Marketing de conteúdo na hotelaria"

Comentar